$1988
campeonato venezuelano 2022,Prepare-se para Aventuras Épicas na Arena de Jogos de Cartas da Hostess, Onde Cada Partida É uma Batalha Estratégica de Habilidade e Inteligência..Temperaturas na década de 1880 e 1980, comparadas à média no período entre 1951 e 1980. O interior do Brasil não tem muitos dados disponíveis no século XIX, gerando mais incerteza, mas nas áreas cobertas por medições as diferenças climáticas são bem visíveis.,Enquanto que Joaquim Pinto Vieira, professor catedrático de desenho no curso de arquitetura da Universidade do Porto, refere-se aos desenhos dizendo: ''"(...)quero conhecer os desenhos do Costa Pinto (...) passar do encantamento da primeira observação, do deleite, para uma observação cuidada. Os desenhos de CP são, para mim, da mesma área galática dos lenços do coração, dos bonecos de Estremoz, etc..Têm muitos dos atributos da arte popular e da artesania. É comum dizer-se que os artesão sabem sempre como e o que vão fazer e os artistas nunca o sabem. Senti logo que estava perante o “desenho ingénuo”. Claro que quando falamos da obra de alguém não falamos dele, contra o que muitos julgam. É uma relação muito perigosa e falsa. Ingénuo, do latim ingenuu, queria dizer, nascido de pais livres. É adjetivo sinónimo de singelo, natural, simples, sem malícia; substantivamente quer dizer candura extrema, credulidade excessiva. Não me parece que estes sinónimos seja depreciativos e acho mesmo que são muito qualificativos de quem os pode merecer. E não haverá muitos! (...)"'' em relação à exposição individual Quotidianosocorrida na Galeria do Palácio, nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto, entre setembro e novembro de 2012, diz o mesmo catedrático que ''"(...)A obra exposta de CP não será toda a que realizou e sabemos que a realiza desde a juventude mais nova. Há constantes e há novidades no processo. O que é típico do desenho ingénuo é apresentar uma grande constância dos elementos formais, técnicos, plásticos e compositivos. Sabe-se sempre o que se vai fazer e como (...)O instrumento ou o tipo, a técnica (desenho a lápis inicial e passagem a tinta preta) são mantidos. O elemento plástico, linha, é seguro e frágil o que é típico do desenho ingénuo, e daí colhe um atrativo expressivo típico. Noutro plano, a representação das figuras humanas é sempre frontal. Os animais e objetos são mostrados de faces diversas. Em todos os casos são retratos. Isto é as figuras estão paradas, como nas foto do a-la-minute . Há uma suspensão da ação. Nos primeiros desenhos os seres e objetos estão relacionados por afinidade num espaço indefinido que a certa altura começa a ser limitado por macro objetos e mais tarde por paredes, utilizando arremedos perspéticos. As tipologias para as representações anatómicas são, como é inevitável, esquematizantes, isto é, são reduzidas ao mais elementar, neutro e repetitivo conjunto de atributos formais. O nariz-sobrancelha é sempre um Z; os olhos são sempre os mesmos, como os pés e mãos; os cabelos sendo sempre diferentes são surpreendentemente os mesmos e com uma presença formal muito rude e impressiva e insólita. Por outro lado a dedicada atenção ao tratamento com padrões diversos abstratos geométricos ou orgânicos e florais conferem às imagens uma animação plástica muito atraente. É na composição cada vez mais complexa que se mostra o caminho da evolução, o que é “menos ingénuo”. Nas relações cheio/vazio, ritmos, relação superfície padronizada ou livre, etc começa um nova complexidade. E tudo isto é coerente e está presente na tipologia do desenho ingénuo. Mas podemos verificar aquilo que se pode designar como uma linha de aperfeiçoamento e de complexidade. A introdução de espaços interiores em que a representação perspética permite a inclusão de objetos e de situações cénicas que sendo mais “realistas” conferem mais complexidade significante e alargará o corpo do conteúdo. Quer dizer, é feito aquilo que a auto-competência, mais sentida do que consciente, exige e permite para o bom êxito da ação."''..
campeonato venezuelano 2022,Prepare-se para Aventuras Épicas na Arena de Jogos de Cartas da Hostess, Onde Cada Partida É uma Batalha Estratégica de Habilidade e Inteligência..Temperaturas na década de 1880 e 1980, comparadas à média no período entre 1951 e 1980. O interior do Brasil não tem muitos dados disponíveis no século XIX, gerando mais incerteza, mas nas áreas cobertas por medições as diferenças climáticas são bem visíveis.,Enquanto que Joaquim Pinto Vieira, professor catedrático de desenho no curso de arquitetura da Universidade do Porto, refere-se aos desenhos dizendo: ''"(...)quero conhecer os desenhos do Costa Pinto (...) passar do encantamento da primeira observação, do deleite, para uma observação cuidada. Os desenhos de CP são, para mim, da mesma área galática dos lenços do coração, dos bonecos de Estremoz, etc..Têm muitos dos atributos da arte popular e da artesania. É comum dizer-se que os artesão sabem sempre como e o que vão fazer e os artistas nunca o sabem. Senti logo que estava perante o “desenho ingénuo”. Claro que quando falamos da obra de alguém não falamos dele, contra o que muitos julgam. É uma relação muito perigosa e falsa. Ingénuo, do latim ingenuu, queria dizer, nascido de pais livres. É adjetivo sinónimo de singelo, natural, simples, sem malícia; substantivamente quer dizer candura extrema, credulidade excessiva. Não me parece que estes sinónimos seja depreciativos e acho mesmo que são muito qualificativos de quem os pode merecer. E não haverá muitos! (...)"'' em relação à exposição individual Quotidianosocorrida na Galeria do Palácio, nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto, entre setembro e novembro de 2012, diz o mesmo catedrático que ''"(...)A obra exposta de CP não será toda a que realizou e sabemos que a realiza desde a juventude mais nova. Há constantes e há novidades no processo. O que é típico do desenho ingénuo é apresentar uma grande constância dos elementos formais, técnicos, plásticos e compositivos. Sabe-se sempre o que se vai fazer e como (...)O instrumento ou o tipo, a técnica (desenho a lápis inicial e passagem a tinta preta) são mantidos. O elemento plástico, linha, é seguro e frágil o que é típico do desenho ingénuo, e daí colhe um atrativo expressivo típico. Noutro plano, a representação das figuras humanas é sempre frontal. Os animais e objetos são mostrados de faces diversas. Em todos os casos são retratos. Isto é as figuras estão paradas, como nas foto do a-la-minute . Há uma suspensão da ação. Nos primeiros desenhos os seres e objetos estão relacionados por afinidade num espaço indefinido que a certa altura começa a ser limitado por macro objetos e mais tarde por paredes, utilizando arremedos perspéticos. As tipologias para as representações anatómicas são, como é inevitável, esquematizantes, isto é, são reduzidas ao mais elementar, neutro e repetitivo conjunto de atributos formais. O nariz-sobrancelha é sempre um Z; os olhos são sempre os mesmos, como os pés e mãos; os cabelos sendo sempre diferentes são surpreendentemente os mesmos e com uma presença formal muito rude e impressiva e insólita. Por outro lado a dedicada atenção ao tratamento com padrões diversos abstratos geométricos ou orgânicos e florais conferem às imagens uma animação plástica muito atraente. É na composição cada vez mais complexa que se mostra o caminho da evolução, o que é “menos ingénuo”. Nas relações cheio/vazio, ritmos, relação superfície padronizada ou livre, etc começa um nova complexidade. E tudo isto é coerente e está presente na tipologia do desenho ingénuo. Mas podemos verificar aquilo que se pode designar como uma linha de aperfeiçoamento e de complexidade. A introdução de espaços interiores em que a representação perspética permite a inclusão de objetos e de situações cénicas que sendo mais “realistas” conferem mais complexidade significante e alargará o corpo do conteúdo. Quer dizer, é feito aquilo que a auto-competência, mais sentida do que consciente, exige e permite para o bom êxito da ação."''..